FAQ

Qual o representante TERRAMAR no meu estado?

A TERRAMAR não trabalha com representantes, entre em contato direto pelo número 11-2086 9700, pelo email contato@terramarinstrumentos.com.br ou pelo campo do FALE CONOSCO do próprio site.

A TERRAMAR disponibiliza seus catálogos de produtos?

Solicite nossos catálogos pelo email contato@terramarinstrumentos.com.br

A TERRAMAR vende para o cliente final (consumidor ) ?

Sim, atendemos também os consumidores finais através da nossa área comercial pelo telefone (11) 2086-9700, contato@terramarinstrumentos.com.br e mercado livre.

Qual seria o meio de envio dos instrumentos?

A TERRAMAR envia seus instrumentos através do Sedex, possibilitando agilidade de entrega e rastreamento do mesmo ou via transportadora, conforme solicitado pelo cliente.

A TERRAMAR faz a instalação de seus produtos?

Não. Apenas produzimos e distribuímos.

A TERRAMAR fabrica instrumentos customizados?

Sim. Entre em contato com a área comercial TERRAMAR pelo telefone : (11) 2086-9700 ou contato@terramarinstrumentos.com.br e saiba mais sobre esta opção.

Existe algum lote mínimo de peças?

Não, vendemos desde uma peça a programações anuais.

Perguntas técnicas

Posso ligar o instrumentos em 24V?

A TERRAMAR fabrica instrumentos com tensão 12V, 24V, 110V, 220V e bivolt (12 e 24V ou 110 e 220V).
Para não haver dúvidas, no momento da compra, especifique a tensão de alimentação.
Os instrumentos de 12V não funcionam com tensão de 24V e vice e versa.
Os bivolt, funcionam em 12 e 24V ou 110 e 220V.

Existe a possibilidade de colocar a minha logomarca nos instrumentos?

Sim, consulte à área comercial através do telefone (11) 2086-9700 ou pelo contato@terramarinstrumentos.com.br e saiba mais sobre essa opção.

Como calcular a relação de transmissão?

Medir o Ø da polia do virabrequim e do alternador, e dividir o Ø da polia do virabrequim pelo Ø da polia do alternador. (Maior pelo menor)
Multiplicar o resultado pela número de RPM e número de polos do alternador, e em seguida dividir por 60 (voltas por minuto).
Exemplo: Ø do virabrequim – 200mm
Ø do alternador – 80mm
200/80 = 2,5
2,5*500RPM*6/60 = 125 Hz

Como faço para saber qual a calibração correta do meu tacômetro?

A forma mais simples é saber qual a marcha lenta do motor e verificar se o instrumento está marcando com coerência.
Exemplo: Marcha lenta de um motor a diesel 800 RPM, o tacômetro está marcando 850RPM, a calibração está correta.

Como calibro o tacômetro para o meu motor?

Com o código do produto, consulte o esquema de ligação do mesmo no site.

É possível ligar o horímetro ao sinal D+?

Sim, mas as horas indicadas são apenas do motor em funcionamento. O negativo do horímetro deve ser ligado no negativo da bateria, e o positivo no D+. Nesse caso se o horímetro possuir iluminação, a mesma só funcionará quando o motor estiver em funcionamento.

Quantos minutos correspondem o dígito vermelho dos contadores?

O dígito vermelho corresponde a 1/10 de hora, ou seja 6 minutos. Exemplo: se o contador estiver marcando 235,5 a leitura correta é 235 horas e 36 minutos.

É possível ligar dois indicadores de temperatura ou de pressão a um só sensor?

Sim, adquirindo na TERRAMAR um sensor DUAL.

O meu indicador não marca, o que devo fazer? Onde deve estar o problema? Será o sensor ou o indicador?

Toda a análise de problemas deve ser feita em etapas:

1º – Identificar se há tensão no indicador; deve ter sinal positivo e negativo da bateria;
2º – Colocar o sinal negativo da bateria no terminal sinal do indicador e verificar se o ponteiro se moveu de uma extremidade a outra. Se isso ocorreu, seu indicador não está com problemas;
3º – Verificar se o cabo do sensor está conectado, e o corpo do sensor está aterrado. Para sensor com 2 terminais, identificar se chega o terra em um dos terminais do sensor;
4º – Feito os testes acima, testar a calibração do sensor.

Perguntas Assistência Técnica

A TERRAMAR faz manutenção em produtos usados?

Realizamos manutenção apenas nos produtos fabricados pela TERRAMAR, VOLVO PENTA e VDO. Para maiores informações entrar em contato com assistência técnica através do telefone (11) 2086-9700 ou contato@terramarinstrumentos.com.br

A TERRAMAR possui assistência técnica em outras regiões?

Não, os instrumentos para conserto, devem ser encaminhados à TERRAMAR (GUARULHOS-SP).

Como devo proceder no envio dos instrumentos para conserto?

Enviar os instrumentos para análise no endereço:
Rua Maria cândida Pereira 219, Vila Endres, Guarulhos – SP (CEP 07041-20)

Por qual meio posso enviar o instrumento para conserto? O responsável pelo custo de transporte fica por conta do emitente ou destinatário?

O envio e pago por conta do emitente, quando o processo de análise de garantia for procedente a TERRAMAR retorna o produto ao cliente sem custo ao mesmo.

Qual o prazo de garantia dos instrumentos TERRAMAR?

12 meses para produtos novos a contar da data da Nota Fiscal de venda.
6 meses para consertos a contar da data da Nota Fiscal de conserto.

A Garantia será improcedente quando?

a) Por desgaste normal de uso;
b) Danos causados por operação e/ou uso inadequado;
c) Violação e avarias resultantes da ação de elementos naturais;
d) Aplicação inadequada do produto.

As peças serão devolvidas, acompanhadas do respectivo “Laudo de Análise Improcedente”, com frete a pagar pelo cliente (Direto ou Indireto).

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